placas de silêncio em hospitais

Reduzir o nível de ruído em ambientes de saúde é algo extremamente importante, evitando que os pacientes piorem de suas condições e oferecendo um ambiente salubre para a plena recuperação.

Apesar disso, as tradicionais placas de silêncio em hospitais nem sempre conseguem conter o burburinho de pessoas falando – e o resultado é uma quantidade muito elevada em decibéis, trazendo problemas às pessoas que buscam cuidados médicos e até ao trabalho e à concentração dos profissionais.

Uma forma de resolver essa situação é investindo na placa de silêncio Sensonore. Quer entender melhor essa inovação? Continue a leitura!

 

Silêncio em hospitais: qual a sua importância?

A Organização Mundial de Saúde, OMS, estipula que o limite máximo de barulho permitido em hospitais e outros estabelecimentos de saúde não pode ser maior que 40 decibéis – algo próximo de uma conversa sussurrada.

Mas nem sempre essa é a realidade encontrada em diversos hospitais do Brasil e do mundo. Você sabe qual o motivo de existir essa recomendação? Porque o barulho é capaz de interferir no nosso bem-estar e até mesmo afetar a recuperação dos pacientes, trazendo danos à saúde.

Veja alguns dos benefícios de um ambiente hospitalar silencioso:

  • ajuda na recuperação dos pacientes, pois quando há barulho excessivo as pessoas podem ter menor resistência à dor, aumento nos batimentos cardíacos, se sentirem mais estressadas e até apresentarem desconfiança nos tratamentos médicos;
  • melhora o sono dos pacientes, o que significa uma melhora na recuperação de diversas doenças;
  • aumenta a concentração dos profissionais, o que resulta em menos erros de diagnóstico, interpretação de exames ou dosagem de medicação.

 

Por que as tradicionais placas de silêncio em hospitais não são efetivas?

Já vimos que o silêncio é essencial nos ambientes de saúde – e uma forma muito usada para manter essa quietude são as tradicionais placas de silêncio em hospitais.

Apesar de bastante usadas, infelizmente elas não são eficientes (ou os níveis de ruído nos ambientes hospitalares não seriam tão grande, com diversos estudos comprovando esse problema).

Isso ocorre porque as placas de silêncio para imprimir ou as já prontas contam com o bom senso das pessoas. E nem sempre temos ideia do quanto de barulho estamos produzindo.

Como você viu, a recomendação da OMS é para que o nível de ruído não ultrapasse os 40 decibéis, que são como uma conversa sussurrada. Porém, quando estamos na sala de espera de um hospital ou até nos corredores, é comum que as pessoas acabem passando desse limite sem notar.

Afinal, a placa tradicional apenas pede por silêncio, mas não indica o nível de barulho que estamos fazendo, ficando difícil controlar o som ambiente e, realmente, não colocar o bem-estar dos pacientes em risco.

 

O que é a Sensonore e como ela funciona?

Pensando em resolver essas questões, é que nasceu a Sensonore. Ela é uma placa de silêncio tecnológica e que ajuda as pessoas a perceberem o quanto de barulho estão fazendo e, assim, se autoeducarem.

A placa Sensonore funciona da seguinte maneira: o gestor do hospital indica à placa qual é o limite máximo de decibéis para o ambiente, então a Sensonore passa a fazer uma leitura frequente do barulho no espaço.

Quando o nível de ruído está dentro do limite estipulado, a placa acende uma luz verde. Caso o barulho esteja chegando próximo do limite, uma luz amarela é acesa. E quando o limite é extrapolado, a placa acende uma luz vermelha e pode emitir um sinal sonoro.

Assim, as pessoas conseguem entender o quanto de barulho estão fazendo e passam a, naturalmente, reduzir o nível de ruído, buscando mantê-lo dentro dos limites estipulados.

A placa é válida não apenas para a sala de espera, mas também outros ambientes hospitalares com alto nível de ruído, como nos corredores, próximo das salas dos médicos ou enfermeiros, nos quartos de internação ou nas UTIs.

 

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, as tradicionais placas de silêncio em hospitais não são muito eficientes, pois elas não conseguem indicar para as pessoas o quanto de barulho elas estão fazendo, tornando difícil a participação de todos.

Uma alternativa interessante é a Sensonore – uma placa de silêncio tecnológica, produzida no Brasil e com a capacidade de educar os usuários do espaço, mostrando a eles o quanto de barulho estão fazendo e permitindo que cada pessoa se conscientize sobre a importância do silêncio nos ambientes de saúde.

Gostou de conhecer mais sobre a Sensonore? Já pensa em aposentar as tradicionais placas de silêncio em hospitais? Entre em contato e saiba como levar essa tecnologia para o seu negócio!

Recommended Posts