Como aumentar a produtividade do seu time com mais silêncio
Os ambientes constantemente barulhentos são capazes de trazer muitos danos à saúde física e mental dos trabalhadores. Mas você sabia que esse excesso de ruído também é prejudicial à produtividade?
Diversos donos de empresa têm percebido o quanto investir no silêncio faz a diferença na hora de ver seus funcionários mais compenetrados e produtivos. Os motivos são vários, incluindo a facilidade de concentração e até de ouvir o que o outro está dizendo.
Além da produtividade, investir no silêncio também reduz as chances de acidentes de trabalho e diminui os afastamentos por questões de saúde. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura!
Como o barulho atrapalha a produtividade?
O barulho em excesso traz muitos males à saúde. Para a concentração, ele também é prejudicial. Isso porque os ruídos constantes dificultam na hora do nosso cérebro juntar, quantificar e memorizar as informações recebidas.
Se o trabalhador está concentrado na sua função e, de repente, é interrompido por um ruído imprevisto, como risadas ou conversas agitadas, cria-se uma competição de estímulos mentais.
De acordo com um estudo da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, o ideal é trabalhar em um ambiente com 48 a 52 decibéis – sendo esse o volume indicado para favorecer a concentração.
Quando o trabalhador está em um ambiente silencioso, ele não fica constantemente em estado de alerta, fazendo com que seja mais fácil pensar com clareza – essencial para resolver problemas e ter novas ideias.
Uma pesquisa feita pela Gensler, contudo, mostrou que nem sempre essa é a realidade dos negócios. Entre os entrevistados, 77% preferem trabalhar em um ambiente silencioso e 69% se dizia insatisfeito com o barulho no ambiente de trabalho.
Quais os benefícios do silêncio para os donos de empresa?
O principal benefício, para os donos de empresa, em criar um ambiente silencioso de trabalho é, sem dúvida, o aumento da produtividade. Com seus funcionários mais relaxados e concentrados, há mais chances de eles apresentarem um rendimento superior do que em locais cheios de distrações e conversas paralelas.
Nesse ponto, os barulhos de conversa são os que mais atrapalham. Ao menos é isso que provou um estudo japonês realizado por pesquisadores da Universidade Yamaguchi. O estudo mostrou que os funcionários de uma empresa tinham perdas de atenção significativas quando eram expostos a conversas em comparação com os ruídos.
A pesquisa japonesa mostrou que as conversas alteravam as ondas cerebrais dos participantes, afetando a atenção seletiva e a memória – a música também provocou o mesmo efeito.
Além da produtividade, o barulho excessivo traz outros problemas, como a desatenção, que pode resultar em mais acidentes de trabalho. Com as conversas constantes, pode ser difícil do funcionário ouvir uma orientação de um supervisor ou até os sinais de alerta de máquinas, por exemplo.
Investir em um ambiente silencioso traz benefícios à saúde do trabalhador. Para os donos de empresa, isso significa menos atestados médicos e afastamentos.
A poluição sonora e a exposição constante à barulhos e ruídos aumentam o nível de estresse, a pressão sanguínea, causam insônia, dores de cabeça e até podem levar a surdez. Tudo isso pode ser evitado controlando-se os níveis de ruídos no ambiente de trabalho.
Como reduzir o barulho da sua empresa?
Já está convencido de que o barulho é capaz de afetar a produtividade e os resultados da sua empresa? Uma forma eficiente de combater esse problema é com a placa de silêncio tecnológica.
Ela funciona medindo continuamente a quantidade de decibéis no espaço. Quando esse valor está dentro do limite estipulado pelo gestor, a placa mostra um sinal verde. Se o barulho for aumentando e ficar perto do limite, a placa acenderá uma luz amarela.
Quando o nível de ruído ultrapassar o limite, a placa acenderá uma luz vermelha e emitirá um aviso sonoro, fazendo com que as pessoas do ambiente se conscientizem do barulho que estão fazendo e reduzam o volume das conversas e demais atividades.
Essa placa é uma excelente estratégia para escritórios e outros ambientes de trabalho. Afinal, ela ajuda os usuários do espaço a se educarem e buscarem, eles próprios, reduzirem o barulho que fazem, deixando o local mais agradável para todos.
Neste conteúdo, você viu que diversos donos de empresa têm investido no silêncio como uma forma de aumentar a produtividade e melhorar os resultados do seu negócio. Afinal, o barulho excessivo prejudica a concentração e pode causar acidentes, queda no rendimento e até problemas de saúde.
Gostou deste conteúdo? Deseja saber mais sobre a placa de silêncio tecnológica? Preencha o formulário com seus dados e saiba como levar essa solução até a sua empresa!
Peça o seu Sensonore!