O excesso de barulho no ambiente de trabalho traz uma série de problemas de saúde, desde questões como dificuldade de concentração, irritação e dores de cabeça até a perda auditiva.
Por isso, essa é uma preocupação constante dos gestores. Mesmo porque, dependendo do local de trabalho e da quantidade de decibéis aos quais os funcionários estão expostos, reduzir o barulho é uma exigência da legislação trabalhista.
Não sabe como diminuir o barulho no ambiente de trabalho? Confira as dicas e orientações importantes que separamos!
Qual é o limite máximo de barulho permitido nos ambientes de trabalho?
De acordo com a legislação brasileira, o limite máximo de barulho permitido é de 85 decibéis. Ou seja, caso o trabalhador seja exposto a ruídos que ultrapassem esse valor, o gestor poderá ser autuado e multado se não resolver o problema.
Essa estipulação não é por acaso, afinal, se você se expor continuamente a barulhos acima desse limite poderá comprometer a sua saúde. A perda auditiva é uma das principais preocupações, já que ela acontece aos poucos, sem sintomas iniciais muito importantes – e quando o trabalhador se der conta, já poderá estar em uma situação de surdez irreversível.
Contudo, mesmo barulhos menores que 85 decibéis podem trazer danos às empresas. As pesquisas mostram que ruídos acima de 65 decibéis são suficientes para atrapalhar a nossa concentração e capacidade de aprendizado. Isso se traduz em queda na produtividade e na qualidade do trabalho executado.
Em escritórios, o barulho dos colegas conversando é um dos principais vilões. Um estudo japonês mostrou que esses ruídos são os que mais atrapalham a concentração dos trabalhadores, modificando as ondas cerebrais e trazendo uma queda significativa no nível de rendimento das equipes.
Como diminuir o barulho no ambiente de trabalho?
Por tudo isso, é sempre importante saber como diminuir o barulho no ambiente de trabalho. Veja algumas dicas essenciais que separamos.
1- Isole os equipamentos barulhentos
Não existe uma fórmula mágica de como diminuir o barulho no ambiente de trabalho. Tudo dependerá do maquinário usado e também das características da sua empresa. Se você conta com equipamentos que causam muitos ruídos, uma boa solução é isolá-los, especialmente caso eles fiquem trabalhando por várias horas.
Isso ajudará as suas equipes a não terem de lidar com aquele barulho continuamente e apenas o farão quando for necessário realizar determinadas funções que usem os equipamentos.
E, claro, tente isolar acusticamente esses espaços. O isolamento pode ser aplicado em paredes e tetos.
2- Faça o rodízio das suas equipes
Caso seja impossível isolar todo o maquinário, pense em expor o mínimo possível seus trabalhadores a esse barulho excessivo.
De acordo com a legislação trabalhista, conforme aumentam os decibéis de barulho acima do limite de 85, é preciso reduzir a jornada de trabalho.
Então, você poderá dividir as suas equipes, fazendo com que cada time fique o menor tempo possível exposto ao ruído – e reduzindo as chances de problemas de saúde surgirem.
3- Invista em telefones com sinais luminosos
Quando pensamos em barulho excessivo, logo imaginamos uma indústria com uma grande linha de produção, não é mesmo? Porém, os escritórios também podem ser uma fonte de barulhos intensos e incômodos.
O telefone tocando a todo tempo, por exemplo,traz muito estresse e dor de cabeça a quem é exposto a essa situação todos os dias. Uma maneira de reduzir esse impacto é usando equipamentos que emitem sinais luminosos quando recebem chamadas, ao invés dos toques característicos.
4- Faça o enclausuramento das máquinas
Essa é uma forma muito eficiente de como diminuir o barulho no ambiente de trabalho que conta com máquinas bastante ruidosas. Você poderá enclausurar uma máquina ou várias, dependendo do tipo de processamento feito na sua empresa.
São muitas as maneiras de se fazer isso, como usando cabines acústicas, barreiras acústicas, atenuadores de ruídos, portas acústicas, venezianas acústicas, entre outros.
5- Invista no uso de equipamentos de proteção individual
Dependendo da empresa, não tem jeito, é preciso orientar seus funcionários para que eles usem os equipamentos de proteção individual. Mas, atenção, porque essa não deve ser uma medida fim.
Ou seja, não basta distribuir os protetores auriculares e se esquecer das outras medidas. O ideal é procurar reduzir o barulho com as dicas que demos e também oferecer os equipamentos aos seus trabalhadores. Além, é claro, de treinar seus colaboradores para que eles saibam como usar esses itens corretamente.
Outra dica é realizar treinamentos em que os próprios funcionários ajudam a vistoriar a segurança, gentilmente orientando os demais para usarem os equipamentos e explicando sobre a importância dos mesmos.
6- Use uma placa de silêncio sonora e visual
Quanto mais seus colaboradores entendem os riscos que estão expostos quando são submetidos a barulhos excessivos, mais eles tendem a colaborar para melhorar essa situação.
Isso pode ser feito com a vistoria um dos outros para que todos usem os equipamentos de proteção e também pensando em formas de reduzir o barulho, como evitando os bate-papos ou diminuindo o som das conversas.
Uma maneira eficiente de conseguir educar seus funcionários nesse sentido é usando a placa de silêncio sonora e visual. Ela é bem prática. O próprio gestor poderá incluir no equipamento qual é o limite máximo de ruído para o ambiente.
Assim, a placa fará a leitura por meio dos seus sensores da quantidade de decibéis na área e emitirá sinais luminosos. Verde significa que está dentro do limite estipulado, amarelo, atenção e vermelho quando o limite foi superado. Nesse caso, a placa também poderá emitir um sinal sonoro, ajudando as pessoas a se conscientizarem e buscarem reduzir o barulho.
Neste conteúdo, você viu que não existe uma só maneira de respondermos como diminuir o barulho no ambiente de trabalho. Afinal, cada empresa possui suas singularidades e fontes diferentes de emissão de ruído.
De qualquer forma, é sempre importante avaliar quais são essas fontes e pensar em maneiras de isolá-las e de reduzir o tempo de exposição dos trabalhadores a elas.
Outra boa ideia é investir na capacitação dos próprios colaboradores, para que eles entendam quando estão extrapolando o limite máximo – e de quais maneiras podem evitar essa situação. Uma forma de fazer isso é com a placa de silêncio tecnológica.
A Sensonore é uma empresa brasileira que desenvolveu e comercializa essa solução única no mercado, que pode ajudar a reduzir o barulho no ambiente de trabalho e tem sido usada em diversos locais como hospitais, clínicas médicas, escolas, escritórios, coworkings, telemarketing e muito mais.
Gostou das nossas dicas? Já sabe como diminuir o barulho no ambiente de trabalho? Entre em contato e saiba como adquirir a sua placa de silêncio tecnológica!