Por que usar uma placa de silêncio sonora?
Existem alguns locais em que manter o silêncio é indispensável. Biblioteca, hospitais e espaços de trabalho são alguns exemplos. Mas, infelizmente, nem sempre podemos contar apenas com a boa educação das pessoas. Por isso, a placa de silêncio é sempre muito utilizada.
Contudo, esse não é o meio mais eficiente, já que muitas pessoas desconsideram o aviso ou não têm noção do quanto o barulho que estão realizando pode incomodar os demais.
Por isso, nesses casos, a placa de silêncio sonora pode ser uma opção mais versátil e interessante. Quer entender melhor essa solução? Continue a leitura!
O que é a placa de silêncio sonora e como ela funciona?
A placa de silêncio sonora funciona como um indicador autônomo de níveis de ruído – conhecido como IANR. Ele é um dispositivo que capta os ruídos do ambiente e os transforma em emissão de luz, com escala de cores distintas.
Assim, essa placa, funciona como uma espécie de referencial para as pessoas no ambiente, indicando quando o barulho está acima do permitido – e ajudando, também, cada indivíduo a entender ao quanto de ruído está exposto.
Em geral, esse produto funciona por meio de 3 cores distintas: verde, amarelo e vermelho. As cores são acionadas de acordo com a calibração do dispositivo em decibéis, sendo que essa calibração é feita pelo próprio usuário, considerando o nível de ruído aceitável para o ambiente.
Assim, quando o barulho atingir limites superiores ao estabelecido, o aparelho ficará, primeiro, amarelo (indicando atenção) e depois vermelho, mostrando que é hora de reduzir o ruído e guardar silêncio. Caso o barulho permaneça, a placa emitirá um aviso sonoro, indicando que é hora de reduzir o incômodo.
Esse aparelho pode ser usado em uma série de locais, como hospitais, laboratórios, clínicas médicas e odontológicas, salas de espera, bibliotecas, salas de estudo, ambientes de trabalho, escolas, entre outros.
Por que usar a placa de silêncio sonora?
A placa de silêncio sonora é muito mais eficiente do que as versões tradicionais, afinal ela permite que os usuários tenham uma noção real do barulho no ambiente – e também compreendam o quanto ele pode afetar o seu próprio bem-estar ou concentração.
Infelizmente, as pessoas ainda não têm muita noção do quanto a poluição sonora pode causar impactos na saúde humana. Níveis de ruído muito intensos ou constantes levam a uma série de problemas, que se iniciam com a falta de concentração e a irritação e podem levar até a perda permanente da audição.
Por isso, conseguir entender e avaliar os riscos aos quais se está exposto é fundamental, de modo que as próprias pessoas consigam controlar o barulho. Isso é especialmente útil em ambientes de trabalho, fazendo com que os próprios trabalhadores busquem medidas para aumentar a sua segurança.
Em outros ambientes em que o silêncio é necessário (como em hospitais, bibliotecas ou salas de estudo), a placa de silêncio sonora também é uma ótima ideia. Afinal, ela chama mais a atenção das pessoas do que a placa normal, e ajuda a criar um senso maior de fiscalização e de convivência pacífica – já que cada um passa a compreender como o seu barulho pode afetar o próximo.
E tudo isso de uma maneira bem visual e simples, com uma escala de cores e com a quantidade de decibéis visível.
Onde encontrar?
Como você viu, a placa de silêncio sonora é uma excelente alternativa às placas tradicionais, capaz de criar uma interação maior com as pessoas e ajudar a conscientizar sobre o nível de barulho e ruído, reduzindo os problemas associados a ele.
A Sensonore é uma empresa brasileira que desenvolve essa solução exclusiva, que já vem sendo utilizada com sucesso em diversos locais do país. Gostou dessa ideia? Acesse o nosso site e descubra como a placa de silêncio sonora pode lhe ajudar!