O silêncio é indispensável em alguns ambientes como escritórios, bibliotecas, hospitais, consultórios etc. Justamente por isso muitas pessoas procuram por modelos de placa de silêncio para imprimir e dispor nesses espaços.

Mas você sabia que, embora essas versões sejam práticas e simples, nem sempre elas são eficientes como deveriam? Continue a leitura e entenda melhor sobre o tema!

 

Placa de silêncio para imprimir: quais as desvantagens?

Uma placa de silêncio para imprimir é fácil de ser encontrada e não exige grandes conhecimentos técnicos na hora de usá-la. Mas, em contrapartida, ela também oferece algumas desvantagens significativas.

Além de não ter uma qualidade muito boa – e nem uma durabilidade alta, ela não é eficaz na hora de educar as pessoas para a importância do silêncio. Afinal, não é porque existe uma sinalização, que as pessoas costumam respeitar esse pedido.

E, algumas vezes, acabamos fazendo um barulho superior ao permitido sem nos atentar para isso. Não é incomum vermos as pessoas cochichando ou tentando falar baixo nesses ambientes, mas o excesso de falatório acaba perturbando e o silêncio passa a não ser respeitado.

Infelizmente isso ocorre porque não temos muita noção do barulho que estamos fazendo. E acabamos acreditando que, falar baixinho, não irá interferir. Em outros casos, a simples presença da placa não inibe as pessoas para deixarem de fazer barulho.

Logo, a sinalização em papel, ainda que seja “baratinha” e “fácil de fazer”, se torna totalmente inútil e sem sentido, já que não ajuda as pessoas a respeitarem o pedido de silêncio e nem a se auto-educarem.

 

Qual a importância do silêncio?

Muitas vezes, esse desrespeito ocorre porque não entendemos a real importância do silêncio. A poluição sonora é um tema que tem sido bastante abordado, com impactos reais na qualidade de vida e na saúde das pessoas.

Fora ela, o zunzum em alguns ambientes e os ruídos excessivos também podem trazer problemas. Na área da saúde, por exemplo, esse barulho além do limite permitido pode dificultar a recuperação dos pacientes, piorar quadros de saúde e trazer complicações a algumas pessoas, como taquicardia e pressão alta.

Nos ambientes de trabalho, nas bibliotecas e nas escolas, o barulho é o principal responsável por reduzir a concentração. Isso significa mais dificuldade de aprendizagem e queda de produtividade – algo nada interessante para as empresas e escolas, não é mesmo?

No que tange o ambiente de trabalho, ainda é preciso lembrar que os barulhos excessivos podem trazer perigos à saúde dos funcionários – e colocar as empresas em mal lençóis, especialmente em casos de processos trabalhistas ou fiscalizações, com multas, sanções e outras questões legais.

 

Qual a alternativa à placa de silêncio para imprimir?

Mas se a placa de silêncio para imprimir não é eficiente, então qual é a solução? O melhor, nesses casos, é investir na placa de silêncio sonora.

Com uma tecnologia diferenciada, ela consegue ajudar a educar as pessoas que estão no ambiente para o barulho que estão produzindo – e assim reduzir o desconforto e fazer com que todas cumpram o solicitado.

Essas placas funcionam com dois tipos de avisos: luminoso e sonoro. Com uma tecnologia específica, a placa consegue fazer a leitura do nível de ruído do ambiente.

Se ele está dentro do que foi programado como aceitável, a placa emite uma luz verde. Quando o nível de barulho começa a aumentar e ficar próximo do limite, ela emite uma luz amarela. E se o excesso de barulho for maior do que o aceitável, a placa emite uma luz vermelha e um aviso sonoro, mostrando que é hora de reduzir o falatório ou as ações que causam os ruídos excessivos.

Essa é uma ótima maneira de educar as pessoas que usam o espaço. No caso das empresas, os próprios trabalhadores conseguem entender o nível de barulho a que estão expostos e cuidarem da própria segurança.

Já nas escolas, bibliotecas, hospitais e outras áreas públicas, os usuários conseguem compreender que estão fazendo mais barulho do que o permitido – e que isso pode gerar incômodo nos demais, vigiando suas ações para não exceder o limite.

Neste conteúdo você viu que, embora a placa de silêncio para imprimir seja fácil de usar e prática de encontrar, ela não é uma medida muito adequada, porque as pessoas costumam não respeitar esse tipo de sinalização.

Você gostou de saber mais sobre a placa de silêncio sonora e tecnológica? Acesse o nosso site e saiba mais sobre esse produto!

Recommended Posts