Com a intenção de desenvolver um ambiente mais agradável e favorável à leitura, a Biblioteca Monteiro Lobato do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho está realizando uma campanha entre os estudantes e funcionários para promover uma reeducação sonora.
Nesse sentido, há quinze dias foram instalados dois sensores sonoros que medem – a partir de decibéis – os ruídos produzidos nas salas da Biblioteca. O aparelho mede a intensidade do barulho no ambiente e avisa a partir de um bip sonoro e luminoso quando o ruído estiver em excesso naquele local.
Na Biblioteca Monteiro Lobato, o sensor sonoro está calibrado para emitir um aviso de excesso quando os ruídos ultrapassarem os 80 decibéis. A intenção não é proibir a conversa, mas diminuir sua intensidade para que não atrapalhe o estudo dos outros usuários da Biblioteca.
“Desde que os sensores foram implantados, todos – estudantes e funcionários – estão falando mais baixo” conta a bibliotecária do Câmpus Muzambinho, Clarissa Benassi. Segundo ela, é a primeira biblioteca pública no Brasil a adquirir esse equipamento.
A Campanha visa, além de ajudar na educação dos usuários da Biblioteca, evitar o constrangimento dos funcionários que não precisam mais chamar a atenção das pessoas quando o barulho for pertubador.
Além dos aparelhos, a Campanha também está sendo feita com diversos cartazes e panfletos distribuídos pela Biblioteca.